

Descreva sua imagem.


Escola Brasileira de
QUÍMICA VERDE
SOBRE
A ESCOLA BRASILEIRA DE QUÍMICA VERDE
A aplicação dos princípios da sustentabilidade a processos químicos faz parte da Química Verde, e vem sendo largamente adotada a nível mundial em segmentos avançados de ensino e inovação tecnológica. No Brasil, várias empresas já atuam em Química Verde e algumas das principais universidades oferecem cursos que abordam o tema.
A criação da Escola Brasileira de Química Verde (EBQV) é uma das estratégias traçadas pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos - CGEE para estabelecer os conceitos e as aplicações da Química Verde na dinâmica de competitividade e inovação dos processos químicos da indústria brasileira.
Cabe a EBQV acompanhar o estado da arte das tecnologias visando à atualização das grades curriculares e o desenvolvimento de processos e produtos limpos que atendam a demanda industrial do país.

Química Verde: Desafios para o Desenvolvimento Sustentável
CGEE
A futura indústria baseada em bioprocessos e bioprodutos será muito diferente da atual, implicando em um ambiente tanto de incertezas quanto de muitas oportunidades para a inovação.
PESQUISA & INOVAÇÃO

A Química Verde envolve uma ampla e localizada área do conhecimento. Saiba quais áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação em Química Verde são aplicáveis nas atividades econômicas brasileiras.

EVENTOS
Informe-se sobre os próximos eventos de Química Verde realizados no Brasil e no mundo. Conheça também os eventos já realizados pela EBQV.
“Desenvolvimento de produtos químicos e processos que buscam a redução ou eliminação do uso e da geração de substâncias perigosas”.
Definição da Química Verde, segundo John Warner e Paul Anastas, membros da agência ambiental americana (EPA, 1991).